sábado, 8 de janeiro de 2011

Cubismo: o que foi este movimento?

 Guernica/Pablo Picasso

Cubismo


 Les demoiselles / Pablo Picasso
O movimento cubista se iniciou durante um período de instabilidade política entre os países europeus no ano de 1907  (século XX) com os quadros Les demoiselles de Pablo Picasso e Casas de L’Estaque, de Georges Braque. Também teve a sua influência na literatura, tendo como fundadores Guillaume Apollinaire, John dos Passos e Vladimir Maiakovski.
Na pintura tem como características o uso de formas geométricas para representar as figuras, daí o nome ‘’cubismo’’; as figuras são achatadas em um só plano; tem marcas da arte africana; baseia-se essencialmente na luz e na sombra; sensação de pintura escultórica; os quadros lembram colagens; e, para os cubistas, a pintura não podia se desvincular da natureza, tampouco copiá-la, era preciso transformá-la.

Cores: branco, preto, ocre, castanho, variações com tom de cinza.
Na literatura: a supressão da lógica formal (ilogismo); palavras soltas de forma aleatória; textos em forma de desenhos; tem como temas principais viagens, paisagens e visões exóticas; humor com ironia.

Esse movimento artístico foi divido em três fases - fase cezanista (1907 ~ 1909) foi a que iniciou o movimento, fortemente marcada pela obra de Cézanne; fase analítica(1909 ~ 1912) marcada pela desestruturação da obra, pela decomposição de suas partes constitutivas; a sintética foi a fase final, (1912 ~ 1914) que buscou recuperar a imagem real.
Tarsila do Amaral/Abaporu
O período de influência do cubismo se encerrou no ano de 1914, após o período analítico.
No Brasil, o movimento influenciou artistas como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti


Nenhum comentário:

Postar um comentário