quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Eleições 2010: em quem votar?


Sempre bate aquela duvida em quem votar, principalmente nessas eleições, que deixou o povo um pouco  confuso.
Bom fiz uma pequena comparação entre os principais candidatos a presidência dessas eleiçõe: José Serra, Dilma Rousseff e Marina Silva.
Bom, José Serra, assim como Dilma Rousseff é economista enquanto Marina se formou em história. A meu ver, um(a) economista na presidência é melhor do que alguém que se formou em história, seria mais seguro colocar o país no comando de alguém que entende de economia, claro. Mas isso é só um detalhe, não é? Acho que a conduta e o passado dos candidatos contam um pouquinho mais.
 Pois então, este é o ponto em que queria chegar. Marina Silva, apesar de ter nascido em um lugar pobre, lutou a vida toda pra conseguir uma vida melhor, e no primeiro cargo público que ocupou, que foi o de vereadora da cidade do Rio Branco, tirou vários benefícios dos vereadores e transformou em retorno financeiro para a população; o que desde então causou uma grande polémica. Passou a ter vários inimigos políticos mas ganhou a admiração da parte mais culta da população. Entre outros cargos, exerceu o de Secretária Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento e passou a ser uma das principais vozes da Amazónia.
 Serra, também de família humilde, se formou em Engenharia Civil em São Paulo onde nasceu e durante a faculdade se destacou nos movimentos do Grêmio Estudantil e em movimentos políticos, sendo o mais jovem a discursar no Comício da Central do Brasil. Foi refugiado dos militares na época do Golpe Militar, por se destacar em movimentos contra a atual politica do pais. E quando mais amadurecido se especializou em economia e foi professor na Universidade de Campinas. Não dá para citar sua carreira politica em detalhes, já que ele exerceu milhões de cargos políticos, todos com muita competência, mas se destacou como ministro da saúde. O programa ao combate a AIDS, criado durante seu mandato foi copiado por vários países e apontado como melhor pela ONU, e isso é só um exemplo. Foi prefeito de São Paulo e governador do estado. Agora em 2010 levou uma multa por propaganda eleitoral antecipada.
 A candidata Dilma, de família rica, se interessou desde cedo pelo Partido Comunista e sempre viveu em conflito com os militares e chegou a ser presa e depois torturada. Entre um cargo político e outro, hoje Dilma tem uma extensa carreira política. Dos cargos que ocupou, um deles foi o de Ministra de Minas e Energia, não podemos deixar de comentar os escândalos políticos e as intrigas feitos por ela. Ela e Marina Silva nunca se deram bem, o que gerou complicações na carreia política de Marina. Enquanto Ministra Chefe da Casa Civil foi envolvida em escândalos com dossiês.
 Agora cabe a vocês escolher o candidato ou candidata que definirá o futuro do país.
 É admirável como uma candidata com a conduta de Dilma Rousseff seja a favorita à Presidência. Realmente, admirável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário